O alho biológico é reconhecido desde a Antiguidade para usos culinários. Os gregos adoravam-no e os romanos consumiam-no abundandemente. Tem um efeito tónico, bactericida, hipotensor, antioxidante, anti-séptico e antibiótico. É rico em enxofre, iodo, potássio e selénio. Ajuda a combater estados infecciosos, hipertensão arterial, taxa de colesterol elevado. Melhora o sistema imunitário, actua como regulador da tiróide e desempenha um papel na prevenção de várias formas de cancro, nomeadamente do estômago. Favorece a eliminação de metais pesados (cádmio, mercúrio, chumbo).A oliveira biológica é cultivada no Mediterrâneo desde 4000 A.C., e há mais de 3000 anos que existem métodos de pressão para extrair o azeite biológico. O equilíbrio dos diversos ácidos gordos e a presença de vitaminas (A,B, E e K) fazem do azeite a gordura ideal tanto para jovens como para idosos.Tem propriedades antioxidantes e coleréticas. Aconselhável para prevenção da osteoporosoe e das tromboses, indicado nas perturbações digestivas e para normalização do fluxo biliar. Evita a acumulação de gorduras no organismo e assegura o bom funcionamento dos neurónios, entre outros benefícios.
O açafrão biológico é utilizado como calmante e para descongestionar a cabeça. É muito conhecido na medicina aiurvédica.O arroz biológico com açafrão Gouchi é um elemento essencial na paella e no risotto milanês. É também recomendado para complementar pratos de marisco e de peixe. Tem um gosto excelente e ligeiramente amargo.
HDL - Reserva Syrah - 2008Classificação: Vinho Regional AlentejanoTipo: TintoCastas: SyrahTipo de solo: XistososProdução de vinho: 12.000 garrafas Características:Uvas: produzidas em conversão para a agricultura biológica e apanhadas à mão.Controlo: SATIVA-PT-BIO-03 Notas de Prova: apresenta cor rubi intensa, aroma fruatdo a ameixa madura, cheio, redondo, complexo, boa acidez, terminando longo.Vinificação: vinificado pelo processo tradicional de curtimenta em lagares inox com temperaturas de fermentação a cerca de 28ºC e estágio em barricas de carvalho francês e americano durante 12 meses.Longevidade prevista: 8 anos;Análises:Teor de álcool: 14,5 % v/vAcidez Total: 5,9 g/L em ácido tartáricopH: 3,63Açúcares residuais: 3,2 g/LServiço: deve ser servido à temperatura de 16 a 18ºC, a acompanhar pratos de carne e queijos;Conservação: garrafas deitadas em local arejado e escuro, entre 12 e 13ºC e com humidade relativa perto dos 60%;Este vinho não foi filtrado nem estabilizado, pelo que está sujeito a depósito.Contém sulfitos.Enólogo: António Saramago
Esta pasta de azeitona pode ser servida numa tosta ou no pão constituindo uma entrada irresistível; pode servir de tempero em saladas, massas e carne assada conferindo-lhes um sabor requintado.É fabricada tradicionalmente com azeitona temperada dos olivais da herdade da Tapada da Tojeira.Composição:Azeitona galega temperada, oregãos e azeite virgem extra.